sábado, 3 de dezembro de 2011

Governador Beto Richa empossa Coronel Bondaruk como novo Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná

Renomado Coronel Bondaruk assume o comando da Polícia Militar.
A Comissão dos Aprovados em Espera, assim como os demais aprovados Paraná a fora, deseja êxito na empreitada do Comandante Bandaruk a frente da Gloriosa Polícia Militar do Paraná.


O Governador Beto Richa empossou o Coronel Roberson Luiz Bondaruk como o novo Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, às 16h30 desta terça-feira (29), no Quartel do Comando Geral, no bairro Rebouças em Curitiba. Bondaruk substituiu o também Coronel Marcos Teodoro Scheremeta, o qual ocupou a função por quase 11 meses. “É uma etapa importante e natural, fico feliz pelo Coronel Bondaruk, muito conceituado e com credibilidade, além de ser o mais antigo coronel na ativa da Polícia Militar”, disse o governador.


Além de Richa, participaram da solenidade o Secretário de Estado da Segurança Pública Reinaldo de Almeida Cezar, a Secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, além de outros secretários do estado e do município, representantes dos três poderes, do ministério público, deputados, vereadores, e autoridades civis e militares. Os familiares do coronel substituto e do substituído também estiveram presentes.

 “O Coronel Bondaruk tem liderança sobre a tropa tendo em vista suas qualidades e maneira de agir, tem todas as condições para fazer um grande trabalho à frente da segurança pública e dar as respostas que a sociedade paranaense aguarda há muito tempo. Já conseguimos bons feitos sob o comando do Coronel Scheremeta e toda a sua equipe; registramos a redução da taxa de homicídios em Curitiba – dados de hoje comparando-se ao mesmo período do ano passado – em 33%, e no Paraná todo em 10%”, avaliou Beto Richa.



O governador também afirmou que tem a certeza de que o comando da Polícia Militar, aliado à liderança do secretário Reinaldo de Almeida Cezar, e à integração das policiais Civil e Militar renderão resultados positivos no futuro. “Somam-se a isso os investimentos que este governo está fazendo, e a partir do ano que vem, de forma mais vigorosa, na aquisição de armas e munições, de equipamentos, de viaturas, na valorização dos bons quadros da Polícia Militar, aliados a já anunciada contratação histórica da Polícia Militar do Paraná de 2 mil policiais militares e 625 policiais civis que logo estarão nas ruas atendendo a população paranaense”, destacou Richa.


O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César Sobrinho disse que o coronel Bondaruk será um grande comandante, porque tem uma excelente formação técnica e humanitária. “Tenho certeza de que ele vai cumprir as recomendações do governador Beto Richa, porque segue a mesma linha de raciocínio que o governo tem no que diz respeito à atenção especial à segurança comunitária e ao trabalho preventivo contra a violência", afirmou Almeida César. “Queremos uma polícia amiga da comunidade, e tenho certeza de que vamos conseguir”.


COMPROMETIMENTO — Ao entregar o comando, o coronel Marcos Teodoro Scheremeta disse que procurou dirigir a corporação de modo retilíneo e que dedicou-se para ser o melhor comandante que a Polícia Militar poderia ter. Agradeceu a tropa pelo empenho, dedicação e comprometimento. Ele destacou o encaminhamento ao Conselho Estadual de Educação do processo para que a Academia do Guatupê seja transformada em instituição de ensino superior. Scheremeta também registrou o sucesso da Operação Vida e a retomada das blitze na capital.


“Acompanharei com alegria o futuro desta corporação, com a contratação de novos policiais, aquisição de novas tecnologias e equipamentos previstos no programa Paraná Seguro, que farão que a nossa PM seja cada vez mais pujante”, disse Scheremeta, que agradeceu a confiança depositada pelo governador Beto Richa ao coloca-lo no comando da PM.
 METAS - Durante seu discurso como novo Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, o Coronel Roberson Luiz Bondaruk, revelou suas metas à frente da função. “Vamos comunitarizar a Policia Militar, valorizar o militar estadual, combater o desvio de conduta, combater sistematicamente o crime organizado e utilizar a ciência e a tecnologia como as principais armas no combate à criminalidade”, enumerou. “A Polícia Militar é o povo e o povo é a Polícia Militar, ou seja, a corporação é feita de representantes da sociedade, e que para ela trabalham”, acrescentou.

 Bondaruk pretende dar continuidade a projetos e ações que já vinham sendo desenvolvidos na Policia militar do Paraná pelo coronel Sheremeta, e acrescentar a eles novos planos e ações para que a população seja cada vez mais atendida de maneira satisfatória. “Pretendemos colocar nosso estilo pessoal de administrar, mas sem mudar o que vem dando certo”. O projeto “Paraná Seguro” do governo do estado, que prevê investimento em pessoal, equipamentos e capacitação dos militares estaduais, será também continuado pelo atual comando.


Roberson também fez uma análise da conjuntura da segurança pública que, segundo ele, hoje é muito complexa não apenas no Paraná, mas no Brasil inteiro. “Ela não precisa apenas de uma solução, mas de uma série de soluções, ou seja, a personalização de cada tipo de problema, para isso vamos aproximar mais a polícia e a comunidade e valorizar o profissional de segurança pública, neste caso os policiais e bombeiros militares, pois mais bem preparados e apoiados prestarão um melhor trabalho à população”, disse.


BONDARUK – O Coronel Roberson Luiz Bondaruk é formado pela Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) em Segurança Pública e bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR). Fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) pela Polícia Militar de São Paulo (PMSP) e o Curso de Doutoramento em Estratégias de Segurança pela APMG.


O novo Comandante Geral também é autor de nove livros e sete publicações sobre segurança pública. Bondaruk também recebeu o prêmio Hermes de Inovação do Instituto Europeu de Inovação em Paris (2009). Até o momento do convite para ser Comandante-Geral, Roberson estava servindo na secretaria de Estado da Segurança Pública como coordenador de Segurança Comunitária de Curitiba. Ele também já passou pelos comandos da APMG, do Regimento de polícia Montada e da Diretoria de Ensino, além de outras chefias dentro da PM.

Fonte: Site Polícia Militar do Paraná
http://www.policiamilitar.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=4566


Nenhum comentário:

Postar um comentário