quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FELIZ E PROSPERO 2011,SÃO OS MAIS SINCEROS VOTOS DE TODOS OS APROVADOS EM ESPERA !

FELIZ E PROSPERO 2011....GUERREIROS



Felizes  momentos que permaneçam ternos por toda a tua vida.
Estrelas brilhantes
que irradiem luz deixando que todos vejam,como é intenso o seu brilho.
Liberdade para voar e alcançar os seus mais lindos sonhos.
Incrível visão do certo e errado.
Compreensão e sabedoria presentes em todos os seus momentos.
Igual respeito ao outro assim como o outro a ti.
Dádiva de viver da maneira mais íntegra possível.
Amor puro e verdadeiro.
Desejo de lutar sempre pelo melhor.


SÃO OS MAIS SINCEROS VOTOS DE TODA A EQUIPE APROVADOS EM ESPERA.QUE O ANO DE 2011 SEJA MARCADO PELO INGRESSO DE TODOS OS APROVADOS EM ESPERA NAS FILEIRAS DA GLORIOSA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ...
RUMO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS 2011. QUE DEUS NOS ILUMINE,NESTA JORNADA DE VESTIR E HONRAR A GLORIOSA FARDA DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Atual Comandante Geral da PMPR fala sobre os mais de 14 mil aprovados em espera.

Comandante da Polícia Militar do Paraná,Coronel Rodrigo Cartens friza a convocação dos aprovados em espera,mais de 14 mil candidatos.


De acordo com revelação do comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Rodrigo Cartens, não haveria necessidade de novos concursos públicos nesse setor. A Universidade Estadual de Londrina, responsável pela sua realização, possui um banco de reservas de 14 mil aprovados em concursos públicos para o cargo de policial. Basta a convocação de parte deste contingente, aplicação dos exames exigidos e realização dos cursos de formação para os novos contratados começarem a trabalhar.

Fonte,Site,Agência Estadual e Noticiashttp://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=61219&tit=Pessuti-cria-escola-de-formacao-aperfeicoamento-e-especializacao-de-militares-em-Maringa&ordem=37000

Pessuti cria escola de formação, aperfeiçoamento e especialização de militares em Maringá

Pessuti cria escola de formação, aperfeiçoamento e especialização de militares em Maringá
 
 
O governador Orlando Pessuti assinou nesta terça-feira (28), na sede da Associação Comercial e Industrial de Maringá, decreto que cria a Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças nesta cidade. A unidade, a primeira do Paraná que terá a mesma função da Academia Militar do Guatupé, em Curitiba, marca o início da descentralização da formação de policiais militares e funcionará nas instalações da Escola Estadual Maria Balani Planas. Serão investidos R$ 2 milhões para a transformação da escola convencional em academia militar.
De acordo com o governador Orlando Pessuti, a opção por Maringá, noroeste paranaense, se deve à sua localização geográfica. Serão deslocados para a cidade militares das regiões norte, centro-oeste e oeste. Na prática, a Academia Militar do Guatupê não atende mais a demanda diante da necessidade de aumento frequente do efetivo policial militar.
O comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Rodrigo Larson Carstens, estima em 250 o número de policiais militares, incluindo bombeiros, que participarão anualmente dos cursos. O efetivo, durante o curso, será aproveitado para reforçar o policiamento das ruas de Maringá, 354 mil habitantes, cujas lideranças locais sempre reivindicam aumento no efetivo policial militar.
Pessuti lembrou que durante os nove meses de seu governo, foram contratados 2.516 policiais civis e militares para reforçar a segurança em todas as regiões do Paraná. “Se num curto período conseguimos aumentar o efetivo policial de forma tão expressiva, creio que o futuro governador Carlos Alberto Richa, poderá contratar dois mil policiais por ano. Dentro de quatro anos e descontando-se cerca de 500 baixas anuais por aposentadorias e demissões, o efetivo policial paranaense poderá ter mais seis mil novos integrantes. Pronto: estará solucionado no estado o problema da insuficiência de efetivo tanto na Polícia Militar quanto na Civil”, disse.
Fonte,Site,Agência Estadual de Noticiais

Bombeiros comemoram dia do guarda-vidas com 147 salvamentos no mar desde o início da Operação Verão

Bombeiros comemoram dia do guarda-vidas com 147 salvamentos no mar


Hoje (28) é o dia do guarda-vidas, profissional do Corpo de Bombeiros responsável pela proteção das pessoas em ambientes perigosos como no mar e rios. E para comemorar a data o bombeiros da Polícia Militar do Paraná divulga os resultados do trabalho destes profissionais, na Costa Leste, desde o início da operação viva o Verão 2010/2011, no último dia 11 de dezembro. Até agora já foram realizados 147 salvamentos no litoral paranaense. Isso significa que todas essas pessoas tiveram atendimento rápido dos guarda-vidas, que os retiraram do mar, evitando consequências mais graves.
Nesta temporada, os 700 bombeiros em atuação no litoral estão presentes em 105 postos de guarda-vidas na orla marítima, e se mantêm atentos a situações adversas para, se necessário, realizar buscas, salvamentos e outros serviços terrestres como combate a incêndio. Também realizam trabalhos de prevenção, que inclui orientações e advertências. Apenas no período de 17 dias de trabalho foram prestados 20.329 esclarecimentos, sendo 9.246 orientações e 11.083 advertências.
“O corpo de bombeiros realiza diversos salvamentos na praia, muitos deles resgates simples, ou seja, aqueles em que a vítima sai sem maiores problemas, sem dificuldades respiratórias, mas existem casos de afogamentos que vão do grau 1 ao grau 6, e cada um deles reflete certa gravidade”, explica o porta-voz do Corpo do Bombeiros do Paraná, Capitão Leonardo Mendes dos Santos.
O grau 1 é determinado pela tosse simples, já os outros graus dependem da gravidade do afogamento. O grau 6 é quando a vítima sofre parada cardiorespiratória ainda com possibilidade de reversão. Nenhuma queimadura por água viva foi registrada até o momento.
Outros serviços também foram prestados neste período como o atendimento a 17 crianças que se encontraram perdidas na praia, e 1.886 trabalhos de prevenção. Com todo este esforço realizado pelo Corpo de Bombeiros para prevenir afogamentos, até o momento, desde que começou a Operação Viva o Verão, foram registradas apenas quatro mortes no litoral.
“As mores foram por afogamento ou por complicações pós-episódios de afogamento, isso já no ambiente hospitalar. Isto significa que algumas foram em regiões não protegidas, não assistidas pelo Corpo de Bombeiros em que não existiam guarda-vidas na região”, explica o porta-voz.
Um dos casos aconteceu de manhã, em horário que não havia guarda-vidas no posto, o que contraria as advertências e orientações do Corpo de Bombeiros. “As pessoas devem buscar horários específicos para o banho de mar, que seja das 8h da manhã até às 20h, e em locais protegidos e locais assistidos”, informa o capitão Leonardo.
FERIADO – Entre os dias 24 e 26 de dezembro, os bombeiros realizaram 70 salvamentos, 12.135 advertências e/ou orientações, e registraram uma morte. Também, neste período, auxiliaram oito crianças perdidas.
Para a realização dos trabalhos, os profissionais do Corpo de Bombeiros do Paraná contam com infraestrutura adequada, bem como qualidade dos equipamentos disponíveis. O helicóptero da Polícia Militar e jetskis, por exemplo, são utilizados para auxiliar os bombeiros nas buscas e salvamentos.
ORIENTAÇÕES - O Corpo de Bombeiros ressalta a importância das pessoas seguirem as orientações prestadas ao entrar no mar ou em rios. Banhar-se em locais onde existam postos de guarda-vidas, por exemplo, pode ajudar na prevenção de acidentes graves. Além disso, é importante que a população respeite as placas de advertência colocadas em locais onde há risco de afogamentos, já que são escolhidos conforme as condições do mar, a intensidade dos ventos, e outras adversidades.
Aos pais, a orientação é para que adquiram juntamente a um profissional do bombeiro, pulseira para identificar a criança, pois caso ela se perca, com as informações da pulseira, é possível acionar a central e a Polícia Militar, facilitando a localização por parte dos pais ou responsáveis. Em caso de outros acidentes, como por exemplo, queimaduras por água-viva, os bombeiros fazem os primeiros socorros e encaminham a criança para locais adequados para o atendimento.
O Corpo de Bombeiros também orienta para que as pessoas que presenciem um afogamento, chamem o socorro especializado por meio do telefone 193. “Uma ambulância do SIATE vai se deslocar para o local e caso perceba que a pessoa não tem movimento respiratório nem batimento cardíaco pode iniciar uma massagem cardíaca, sem se preocupar, em um primeiro momento, com quantidade e eficiência, tentando manter um certo bombeamento até que uma equipe do socorro chegue e possa assumir a situação com maior possibilidade de reversão da parada cardiorespiratória”, conclui o capitão Leonardo. 

 Fonte,Site,Polícia Militar do Paraná

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL !!! SÃO OS VOTOS DE TODOS OS MEMBROS DO BLOG

FELIZ NATAL !!! SÃO OS VOTOS DE TODOS OS MEMBROS DO BLOG

Que neste Natal...
Aquela magia toda guardada durante todo o ano
Venha presente nos corações daqueles que festejam o amor.
Que não apenas seja uma comemoração,
Mas um início para uma nova geração.
O Natal simboliza nova vida,
Pois nele comemoramos o nascimento do Homem
Que modificou a nossa maneira de ver o mundo.
Trazendo-nos amor e esperança.
Que neste natal sejam confraternizados todos os desejos
De um mundo melhor.
Que todos estabeleçam um novo vigor de humanidade.
E que nada seja mais forte do que a união
Daqueles que brindam o afeto entre eles.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!!

SÃO OS MAIS SINCEROS VOTOS DE TODA A EQUIPE APROVADOS EM ESPERA.
RUMO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS 2011. QUE DEUS NOS ILUMINE,NESTA JORNADA DE VESTIR E HONRAR A GLORIOSA FARDA DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Futuro secretário conhece estrutura da segurança pública

Futuro secretário conhece estrutura da segurança pública


O secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, recebeu, na manhã desta quinta- feira (16), Reinaldo de Almeida César, que vai assumir a pasta em janeiro. A conversa girou em torno das ações desenvolvidas pela secretaria na área da segurança pública em todo o estado.
“Foi uma honra receber o futuro secretário da Segurança. Uma pessoa altamente profissional e capacitada, preocupada em conhecer o funcionamento da estrutura de segurança pública, para melhor posicionamento nas decisões e deliberações que deverá tomar”, disse Serpa.
Para o futuro secretário, além das informações a visita também serviu para ter o primeiro contato com os servidores da secretaria. “Tive muita satisfação em ter sido recebido pelo coronel Serpa, não somente pela oportunidade de ter as primeiras informações objetivas sobre a secretaria, como também transmitir a ele, desde logo, a minha admiração pessoal e meu reconhecimento pelo trabalho que ele tem realizado”, afirmou.

Fonte,Site,Secretaria Estadual de Segurança Pública

Operação Boas Vindas lançada no litoral aborda mais de 300 pessoas, neste sábado

Operação Boas Vindas lançada no litoral aborda mais de 300 pessoas


A Operação Boas Vindas, lançada pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), no litoral do Estado neste sábado (18) abordou 311 pessoas e fiscalizou 127 veículos, dos quais 19 foram notificados e sete retidos nos postos da polícia militar rodoviária. A ação foi iniciada às 8h30 da manhã e seguiu até as 13h30 com a fiscalização, mas também com orientação aos motoristas sobre segurança nas estradas e no litoral.
“O resultado até o momento foi satisfatório levando em consideração o fluxo de veículos e o baixo número de irregularidades. Isto mostra que os condutores estão mais conscientes e esperamos que continuem assim durante toda a temporada, principalmente em relação a embriagues ao volante”, afirma o Comandante da 1ª Companhia do BPRv e Coordenador da Operação pela unidade, Capitão Valdir Carvalho de Souza.
Durante as abordagens em Pontal do Paraná, um homem foi detido conduzindo veículo embriagado em sem habilitação. Em outra situação, no mesmo posto, um homem com mandado de prisão em aberto foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para procedimentos cabíveis. “Simultaneamente à fiscalização nos postos, os policiais estão distribuindo leques com dicas de segurança”, disse o capitão. Cerca de 900 unidades foram entregues durante a operação.
A Operação Boas Vindas é realizada pela Polícia Militar (efetivos do BPRV e do 9° Batalhão da PM – responsável pelo litoral) com o objetivo de verificar questões ligadas a trânsito, como documentação, licenciamento, habilitação, casos de embriagues ao volante, excesso de velocidade e utilização do cinto de segurança e cadeirinha. No entanto, a PM também verifica a existência de drogas, armas e pessoas foragidas, além de outros crimes.
A ação é desencadeada simultaneamente nos cinco postos de fiscalização do BPRv na região Leste, localizados na rodovia Alexandra-Matinhos (PR 508), na estrada que dá acesso a Pontal do Paraná (PR 407), em Coroados (PR 412) e no ferry-boat (Guaratuba), e na estrada da Graciosa. “Os bafômetros também estão sendo bastante utilizados nesta temporada”, informa Carvalho.
APROVAÇAO - Entre as 311 pessoas abordadas estava o Técnico Administrativo Adriano da Costa Nunes que aprovou o trabalho de policiamento realizado. “Isso é muito importante porque algumas pessoas não cumprem as leis e, por isso, é preciso fiscalização”, frisa. “E a orientação é fundamental para que o pessoal fique bastante conscientizado em relação às leis de trânsito e não façam nada de errado”, completa.
Outro veranista que veio ao litoral passar as férias com a família é Vinicius Miranda Correia. “Tem uma boa quantidade de policiais na rodovia para a segurança das pessoas, para controlar o fluxo e verificar o que está sendo trazido para o litoral”, falou. Quanto ao leque com dicas de segurança Vinícius disse que “está sendo bem útil tendo em vista o calor que está fazendo no litoral, além de trazer informações importantes”.
Paulo Torres, Assistente Técnico veio passar o final de semana no litoral, mas pretende retornar para as festas de final de ano e disse estar contente por ver que o policiamento está sendo realizado nas estradas do litoral. “Eu que viajo muito percebo que quanto mais polícia militar nas estradas, menor é o número de acidentes registrados”, enfatiza o condutor, que completa: “Já o leque, além de ajudar a gente a se refrescar um pouco traz a conscientização, só não se conscientiza quem não quer”.
O Comandante de um pelotão do BPRv em matinhos, tenente Melo Serpa, disse que a ação será realizada, a partir deste sábado, em todos os finais de semana para recepcionar os usuários das vias. “Queremos que todos tenham conforto e segurança nas vias, por isso orientamos sobre sinalização de trânsito velocidade, uso da cadeirinha e do cinto de segurança e, principalmente, inibimos o uso do álcool ao volante”, explica.
Segundo o tenente, diversas operações serão realizadas em locais alternados, principalmente nos finais de semana e períodos noturnos para trazer segurança para os veranistas e moradores no litoral. “Inclusive, desde a 16h30, a Operação Boas Vindas está sendo realizada no litoral, diferentemente do período da manhã quando fizemos mais orientações, agora à tarde, a ação é voltada à fiscalização e abordagem, especificamente”, revela Serpa.

Fonte,Site,Policia Militar Paraná
http://www.policiamilitar.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2763

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Beto Richa anuncia a contratação de 5 mil Policiais Militares

Beto Richa anuncia a contratação de 5 mil policiais.

 
PMPR: Beto Richa anuncia a contratação de 5 mil policiais.
O Governador eleito do Paraná, Beto Richa anunciou durante entrevista, a contratação de cinco mil policiais para a Polícia Militar do Paraná (PM-PR). De acordo com Richa, o atual efetivo da PM-PR é inferior ao de 20 anos atrás. A assessoria do Governador eleito informa que a divulgação de um primeiro edital deve acontecer já em 2011. Quanto ao número inicial de vagas, "vai depender da previsão orçamentária para o Estado". A assessoria da PM informa que a validade do último concurso para a corporação, realizado no ano passado, vence em junho de 2011. Recentemente, a PM paranaense obteve uma reestruturação salarial. Atualmente a remuneração inicial para o cargo de soldado com nível médio é de R$ 2 mil. Já o salário inicial para o cargo de soldado que exige nível superior fica em R$ 2.300,00.

Fonte,Site,Curso Aprovação
http://www.cursoaprovacao.com.br/cms/listanoticia.php#34257268

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Acordo permite integração entre Academia Policial Militar do Guatupê e universidades Estaduais

Acordo permite integração entre Academia Policial Militar do Guatupê e universidades

Um termo de Cooperação mútua foi assinado na manhã desta terça-feira (14) entre a Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria Estadual de Segurança Pública possibilitando a cooperação técnica e científica das Universidades estaduais do Paraná com a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). O documento permite a utilização de docentes, de materiais pedagógicos e midiáticos das universidades para acrescentar no ensino dos policiais militares.
“Esse acordo é de fundamental importância já que os policiais vão se utilizar da rede de governo, das universidades para terem um melhor aperfeiçoamento e troca de experiências em seus cursos. Com professores, equipamentos, ensino e também com o processo de seleção mais apurado” afirma o Secretário de Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa. “É o governo trabalhando para a melhoria da população”, destaca.
“Cerca de oito mil professores estão sendo disponibilizados com a assinatura desse acordo para atuar juntamente com as atividades da APMG. Além disso, há também os laboratórios de pesquisa e tecnologia que poderão ser utilizados na formação dos policiais militares”, disse o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke.
ara o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, o projeto tem relevância não só na formação do policial militar, mas também no atendimento dado à população. “Nós teremos instrutores, professores qualificados, de matérias e cursos que tem transversalidade com o ensino da nossa formação policial militar e eles vão co-participar dessa formação, dessa especialização e desse aperfeiçoamento”, afirma.
Diversos reitores das universidades estaduais estiveram presentes na APMG conhecendo as instalações e equipamentos utilizados na formação dos policiais militares. “Nós estamos realizando alterações na nossa estrutura visando atender as normas do Sistema Nacional do Ensino Superior para a consolidação do Projeto de Lei que cria a Universidade Policial do Paraná, o qual está em trâmite. Este termo de cooperação é inédito no estado e o primeiro passo para esta mudança tão importante para a Polícia Militar”, afirma o Diretor de Ensino da PM e Comandante da APMG, coronel Roberson Luiz Bondaruk.
“Já foram instalados mais três laboratórios de informática, sendo um de geoprocessamento; também estamos fazendo adaptação para a acessibilidade; Além disso, o ensino de línguas estrangeiras, como o inglês e o espanhol já está sendo ofertado para os futuros oficiais. Outro destaque é o ensino de libras para cada vez mais atendermos as solicitações do Ministério da Educação para a transformação da APMG em instituição de ensino superior”, explica Bondaruk.
UNIVERSIDADE – Um Projeto de Lei está tramitando na Assembléia Legislativa do Paraná que deverá elevar a Academia Policial Militar ao status de Universidade Policial Militar e Instituto de Pesquisa. “Nós estamos realizando adaptações para que em breve a APMG seja transformada em um Instituto de Ensino Superior para a formação e especialização dos Policiais e Bombeiros Militares”, explica o coronel Bondaruk.
“Este Projeto de Lei é um grande avanço para a corporação e por isso nós temos que estar em parceria com as demais universidades do Paraná para a troca de conhecimentos”, diz o Secretário de Segurança Pública, coronel Serpa. “O Projeto de Lei já foi aprovado em primeira discussão, falta ainda uma mudança no parecer da Consultoria Jurídica, de finanças da Assembléia Legislativa, e depois vai a plenário para uma segunda discussão para ter sua promulgação”, explica o coronel Bondaruk.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destaca que todos ganham com essa mudança. “Essa alteração será muito boa para a população, pois nós teremos profissionais de segurança pública habilitados na área do conhecimento e do desenvolvimento científico para atender a comunidade e dar maiores condições de segurança”, relata.

Fonte,Site ,Polícia Militar Paraná
http://www.policiamilitar.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2722

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Maringá terá escola para formar PM's semelhante ao Guatupê

Maringá será o primeiro município do interior paranaense a ter uma escola de formação de policiais militares no Paraná, com condições de oferecer treinamento de nível semelhante ao dos realizados pela Academia do Guatupê, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, hoje única instituição responsável pela formação, aperfeiçoamento e especialização de oficiais no Estado. A nova escola terá estrutura para receber entre 180 e 220 "alunos" por curso, com a vantagem de que eles poderão fazer a parte prática do curso nas ruas da cidade.
A notícia surgiu ontem durante uma reunião solicitada pelo comandante-geral da PM do Paraná, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, com o prefeito Silvio Barros (PP), o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), coronel Antônio Tadeu Rodrigues, e representantes da Associação Comercial e Empresarial, na sede da Acim.
Representantes de vários setores ouviram Carstens explicar que a criação da academia tem a aprovação do governador Orlando Pessuti (PMDB), que determinou que a Escola Estadual Maria Balani Planas, no Jardim Novo Horizonte, fosse repassada para a Secretaria de Segurança Pública para a instalação da estrutura necessária.
"Uma minuta do decreto já foi elaborada e deve ser assinada nos próximos dias pelo governador", destacou Carstens.
A PM já trabalha na elaboração de um projeto de funcionamento da academia, para definir quem vai ministrar as aulas e estabelecer o calendário de treinamentos. O objetivo é oferecer desde os cursos de formação de soldados, cabos, sargentos, até os de aperfeiçoamento e os especiais para oficiais.
De acordo com o comandante, este será o primeiro núcleo fora da capital e Maringá foi escolhida por uma questão estratégica, podendo a escola servir para o treinamento de policiais de todo o noroeste e norte do Estado, além das corporações de Corpo de Bombeiros.
"Hoje, policiais e bombeiros de todo o Paraná precisam ir para Curitiba para qualquer curso e com uma academia em Maringá poderemos atender aos batalhões de Maringá, Paranavaí, Campo Mourão, Cruzeiro do Oeste e até de outras regiões, com a vantagem de que aqui eles estarão perto de casa".
Para o comandante do 4º BPM, coronel Paulo Sérgio Larson Carstens, não há grande dificuldades para o funcionamento de uma academia em Maringá, uma vez que o batalhão local já se encarrega da formação de novos soldados para atender à região. Hoje, por exemplo, 69 novos soldados concluíram a parte técnico-teórica e estão no estágio operacional probatório.

Fonte O diário do norte do Paraná

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Policiamento nas divisas do Estado será reforçado

Policiamento nas divisas do Estado será reforçado

As estradas paranaenses, nos limites com São Paulo e Mato Grosso do Sul, terão policiamento reforçado com a união das forças policiais. Essa é uma das ações preventivas, estipuladas pela Secretaria da Segurança Pública, para evitar que bandidos cariocas migrem para o Paraná. “Iremos monitorar placas de outros estados e seremos muito rigorosos.”, destacou o secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa.
O secretário convocou, na manhã desta quinta-feira (2), reunião em seu gabinete com o diretor-geral da Secretaria, delegado Valmir Soccio, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, e o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto. Na reunião foram definidas as diretrizes a serem seguidas a partir das discussões feitas na reunião extraordinária do Colégio Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública (Consesp), em Brasília, na quarta-feira (1).
ALERTA – “Discutimos as medidas preventivas com relação aos acontecimentos ocorridos no Rio de Janeiro. Todos os organismos policiais estão em alerta e um trabalho de inteligência esta sendo desenvolvido para traçar as diretrizes que vão nortear os trabalhos dos órgãos ligados à segurança pública”, explicou o secretário Serpa.
De acordo com o secretário, foram estipuladas ações de segurança pública, tomando como base as medidas decididas na reunião em Brasília. “Haverá mais fiscalização nas estradas e nas fronteiras do Paraná com São Paulo, Mato Grosso e Paraguai. A integração entre todos os órgãos da segurança pública vai garantir o reforço do policiamento no Estado”.
PREPARO – O secretário disse ainda que caso alguma quadrilha de traficantes do Rio chegue ao Paraná, a polícia está preparada. “O Estado está bem-estruturado, o crime organizado não prospera aqui. Contudo, não acredito que o Paraná seja o destino preferido desses traficantes devido ao nosso histórico de combate ao crime organizado, e também pela distância do Rio de Janeiro” afirmou.
A Companhia de Fronteira (Ciafron), da Polícia Militar, que fiscaliza as fronteiras do Estado, juntamente com os núcleos da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil vão estar a postos e integrados com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança.
BRASÍLIA – Quarta-feira (1), Serpa participou da reunião extraordinária do Colégio Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública (Consesp), em Brasília. Medidas para evitar a migração de marginais do Rio de Janeiro para outros estados e o reforço no policiamento nas fronteiras foram os principais temas discutidos.
O encontro foi na sede da Subsecretaria de Operações de Segurança Pública do Distrito Federal. Também ficou definido que o Consesp irá pedir informações para a Agência Nacional de Inteligência (Abin) e para a Polícia Federal sobre possíveis traficantes que podem tentar fugir do Rio de Janeiro.
Segundo o secretário Serpa, para impedir que os traficantes fujam para o Paraná, será feito um reforço no policiamento nas fronteiras com os estados vizinhos. “A reunião foi produtiva, houve deliberações que interessam a todos os estados para avaliar os possíveis desdobramentos dos acontecimentos no Rio de Janeiro. Medidas de ordem estratégica e operacional nas fronteiras já estão em andamento. Sem drogas, armas e ajuda de familiares, esses traficantes não obterão base e não terão como manter domicílio em outros estados”, afirmou.
CARTA – Uma carta foi elaborada com as principais decisões tomadas pelos secretários. Ficou definido o apoio total e irrestrito às operações da Secretaria Estadual da Segurança Pública do Rio de Janeiro na retomada de territórios tradicionalmente ocupados por facções criminosas.
O Programa Nacional de Fronteiras (PFRON) será fortalecido e transformado em política pública permanente, integrando, assim, os 11 estados fronteiriços com as ações das polícias estadual, federal e as forças armadas.
Outra decisão tomada durante a reunião é o de promover um debate profundo que reveja a atual legislação penal e processual penal brasileira. No final, o Colégio indica a imediata integração das informações dos sistemas de inteligência dos estados e da União, priorizando os investimentos necessários ao bom desenvolvimento dessa atividade.
Nova reunião sob a coordenação do presidente do Consesp, Gustavo Ferraz Gominho, para continuar com as discussões acontecerá na próxima semana, no Rio de Janeiro.
Fonte ,Site,Secretaria Estadual de Segurança Pública

PMPR lança operação especial para reforçar segurança no fim do ano

PMPR lança operação especial para reforçar segurança
 
A Polícia Militar do Paraná iniciou nesta sexta-feira (3), às 15h, na Praça Rui Barbosa, a “Operação Final de Ano” para reforçar o policiamento nas ruas de Curitiba e Região Metropolitana neste período de compras de Natal. Todos os dias, haverá aumento do efetivo policial, principalmente no horário em que o comércio está em pleno funcionamento e recebe milhares de pessoas, por conta principalmente da liberação do 13º salário.
Cerca de 700 policiais militares e mais de 100 viaturas reforçam o policiamento em áreas comerciais, próximo a feiras, bancos, praças, calçadões, lojas e lugares de concentração de pessoas.
“O objetivo é prevenir e coibir roubos e furtos, proporcionando segurança e tranquilidade à população. Dessa forma, quem mora ou circula nas áreas comerciais pode ficar tranquilo na hora das compras natalinas”, afirma o comandante da 1º Comando Regional de Curitiba, coronel Marcos Teodoro Scheremeta.
Durante as operações, realizadas diariamente nos diversos bairros da capital e região metropolitana, os policiais vão buscar armas, tóxicos e objetos com procedência ilícita, prender pessoas nominadas em mandados de prisões determinados pela Justiça e proteger o cidadão. A operação foi determinada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e é integrada com a Polícia Civil.
GEOPROCESSAMENTO - A operação se repetirá até o final do período de festas, com o objetivo de prevenir principalmente os crimes contra a vida, mas também os outros. “Os locais serão escolhidos pelo Geoprocessamento – Mapa do Crime, sistema que aponta quais regiões mais precisam da presença policial”, explica o coronel. “O comércio já está aquecido devido ao recebimento da parcela do 13º salário por algumas pessoas e isso desperta o interesse dos marginais”, completa.
Pela Polícia Militar, participaram da ação policiais dos 12.º, 13.º e 20.º batalhões da capital e o 17º Batalhão da Região Metropolitana, além da Companhia de Operações e Eventos, do Batalhão de Polícia de Transito (BPTran), do Batalhão de Operações Especiais (BOpE) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont). “Desta forma, nos antecipamos aos crimes e delitos, atuando, por exemplo, com as Rondas Ostensivas Tático Móveis (Rotams) das unidades”, explica o coronel.
 
Fonte,Site,Agência Estadual de Noticias