quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Acordo permite integração entre Academia Policial Militar do Guatupê e universidades Estaduais

Acordo permite integração entre Academia Policial Militar do Guatupê e universidades

Um termo de Cooperação mútua foi assinado na manhã desta terça-feira (14) entre a Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria Estadual de Segurança Pública possibilitando a cooperação técnica e científica das Universidades estaduais do Paraná com a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). O documento permite a utilização de docentes, de materiais pedagógicos e midiáticos das universidades para acrescentar no ensino dos policiais militares.
“Esse acordo é de fundamental importância já que os policiais vão se utilizar da rede de governo, das universidades para terem um melhor aperfeiçoamento e troca de experiências em seus cursos. Com professores, equipamentos, ensino e também com o processo de seleção mais apurado” afirma o Secretário de Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa. “É o governo trabalhando para a melhoria da população”, destaca.
“Cerca de oito mil professores estão sendo disponibilizados com a assinatura desse acordo para atuar juntamente com as atividades da APMG. Além disso, há também os laboratórios de pesquisa e tecnologia que poderão ser utilizados na formação dos policiais militares”, disse o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke.
ara o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, o projeto tem relevância não só na formação do policial militar, mas também no atendimento dado à população. “Nós teremos instrutores, professores qualificados, de matérias e cursos que tem transversalidade com o ensino da nossa formação policial militar e eles vão co-participar dessa formação, dessa especialização e desse aperfeiçoamento”, afirma.
Diversos reitores das universidades estaduais estiveram presentes na APMG conhecendo as instalações e equipamentos utilizados na formação dos policiais militares. “Nós estamos realizando alterações na nossa estrutura visando atender as normas do Sistema Nacional do Ensino Superior para a consolidação do Projeto de Lei que cria a Universidade Policial do Paraná, o qual está em trâmite. Este termo de cooperação é inédito no estado e o primeiro passo para esta mudança tão importante para a Polícia Militar”, afirma o Diretor de Ensino da PM e Comandante da APMG, coronel Roberson Luiz Bondaruk.
“Já foram instalados mais três laboratórios de informática, sendo um de geoprocessamento; também estamos fazendo adaptação para a acessibilidade; Além disso, o ensino de línguas estrangeiras, como o inglês e o espanhol já está sendo ofertado para os futuros oficiais. Outro destaque é o ensino de libras para cada vez mais atendermos as solicitações do Ministério da Educação para a transformação da APMG em instituição de ensino superior”, explica Bondaruk.
UNIVERSIDADE – Um Projeto de Lei está tramitando na Assembléia Legislativa do Paraná que deverá elevar a Academia Policial Militar ao status de Universidade Policial Militar e Instituto de Pesquisa. “Nós estamos realizando adaptações para que em breve a APMG seja transformada em um Instituto de Ensino Superior para a formação e especialização dos Policiais e Bombeiros Militares”, explica o coronel Bondaruk.
“Este Projeto de Lei é um grande avanço para a corporação e por isso nós temos que estar em parceria com as demais universidades do Paraná para a troca de conhecimentos”, diz o Secretário de Segurança Pública, coronel Serpa. “O Projeto de Lei já foi aprovado em primeira discussão, falta ainda uma mudança no parecer da Consultoria Jurídica, de finanças da Assembléia Legislativa, e depois vai a plenário para uma segunda discussão para ter sua promulgação”, explica o coronel Bondaruk.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destaca que todos ganham com essa mudança. “Essa alteração será muito boa para a população, pois nós teremos profissionais de segurança pública habilitados na área do conhecimento e do desenvolvimento científico para atender a comunidade e dar maiores condições de segurança”, relata.

Fonte,Site ,Polícia Militar Paraná
http://www.policiamilitar.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2722

Nenhum comentário:

Postar um comentário