sábado, 19 de maio de 2012

Estado incorpora 3.120 novos policiais às forças de segurança

Estado incorpora 3.120 novos policiais às forças de segurança


O governador Beto Richa autorizou nesta quinta-feira (17/05) a incorporação de um grupo de 3.120 policiais militares, civis e bombeiros que passam a integrar as forças de segurança pública do Paraná. A solenidade foi realizada no Palácio Iguaçu.

“Estamos trabalhando na busca da tranquilidade almejada no Paraná e esta é a maior contratação de policiais da história deste Estado”, disse Richa. “Nossa meta é abrir ainda neste semestre novo concurso público, para chegarmos a 10 mil novos integrantes para a Polícia Militar e 2.200 para a Polícia Civil”, afirmou.

A incorporação dos policiais faz parte das ações do programa Paraná Seguro. O grupo é formado por 1.967 policiais militares, 481 bombeiros militares e 672 policiais civis. “Não estamos medindo esforços para cumprir com as obrigações na área da segurança, para dar respostas à angústia e à intranqüilidade das famílias paranaenses”, disse Richa, ressaltando que a área é prioridade absoluta do governo.

O governador afirmou que as contratações fazem parte de um processo que inclui a modernização de estruturas, implantação dos módulos policiais e Unidades Paraná Seguro (UPS), construção de novas delegacias e aquisição de 3.000 viaturas com tecnologia embarcada. “Não tenho dúvida que com esses investimentos, somado ao bom planejamento e o ataque à criminalidade, estaremos garantindo a segurança que todos desejam”, afirmou.

Os novos militares começarão o curso de formação a partir de 21 de maio, na Academia Policial Militar do Guatupê e em outros 36 núcleos de formação no estado. Em seis meses eles estarão aptos para atuar nas ruas, no policiamento preventivo. O treinamento dos policiais civis está sendo feito pela Escola Superior de Polícia Civil desde o ano passado em grupos de 200 alunos.

O governador afirmou estão sendo investidos R$ 160 milhões em parceria com o governo federal para construção de novos presídios e ampliação de vagas para acabar com a superlotação em delegacias.
Nesta sexta-feira será entregue a ampliação da cadeia Laudemir Neves, de Foz do Iguaçu, com mais 770 vagas. “Vamos fazer construções como estas em todo Estado, para tirar os presos das delegacias e resolver esta situação lamentável que herdamos”, disse.

Richa lembrou que o Paraná está implantando o pagamento por subsídio para os policiais, respeitando Emenda Constitucional 29, e passa a ter o melhor vencimento de todo o país, o que representa a valorização dos profissionais que tem a responsabilidade de garantir a segurança da população.

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, disse que os novos policiais representam o início de uma grande revolução que será feita para recuperar a capacidade operacional das polícias no Paraná, que estava desmantelada, e que por isso é importante manter a regularidade das contratações.

O secretário informou que estão em curso os processos para aumentar de 21 para 30 o número de batalhões da PM e de 13 para 18 os distritos policiais na capital, além da instalação de outras oito UPS. “Vamos restabelecer às famílias paranaenses o direito de não ter medo”, disse.

O prefeito Luciano Ducci disse que o esforço do governo já começa a dar resultados na redução dos índices de criminalidade, com a queda dos homicídios. “Estamos vivendo dias melhores e em breve esperamos estar em um patamar de conforto para as pessoas na área de segurança pública”, disse Ducci.

A solenidade marcou as comemorações do Dia do Patrono da Polícia Militar, o coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. No evento, personalidades que se destacam no apoio às causas da segurança pública foram condecoradas com a medalha Coronel Sarmento.

sábado, 21 de abril de 2012

Maio de 2012, O Paraná e toda sua população tera um imenso reforço na área de Segurança Pública, alem da concretização do sonho de todos os aprovados! Ser Policial Militar!


A Polícia Militar do Paraná, por intermédio da Seção de Recrutamento e Seleção, informa que o edital com a relação dos aprovados na etapa Exame de Sanidade Física e Mental do concurso da corporação será divulgado na quinta-feira (5), e o edital do Exame Social e Documental, na metade do mês de abril.

O concurso deve preencher 1.769 vagas no quadro geral de soldados policiais militares e 461 vagas de bombeiros militares. No total são 2.837 candidatos, sendo 2.296 soldados policiais militares e 541 bombeiros.

O edital relativo à etapa de Exame de Sanidade Física e Mental – que inclui o exame psicopatológico e os exames clínicos – será publicado no site 
www.cops.uel.br, da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina, que organiza o concurso.

A etapa de pesquisa social e documental está sendo realizada paralelamente aos exames físicos e psicológicos. Equipes da Polícia Militar vão às residências dos candidatos, conversam com vizinhos, vão até o emprego ou nas escolas, ou onde preciso for para verificar a conduta moral e social do candidato. O resultado desta etapa está previsto para metade do mês de abril.

Após o período de recurso dos editais, haverá uma nova convocação para a entrega dos documentos pessoais. Na semana da entrega, os candidatos poderão escolher as unidades onde pretendem fazer a escola de formação, pela classificação da prova escrita. Essa colocação será divulgada nos próximos editais.

A data de posse dos novos policiais está marcada para o dia 17 de maio. Na semana seguinte, os alunos iniciarão na Academia Policial Militar do Guatupê, em Curitiba, e também nos outros batalhões espalhados pelo Estado.

IDADE – A Polícia Militar também esclarece que serão admitidos na corporação todos os aprovados que ainda não haviam completado 31 anos na data da inscrição para o concurso, mesmo que tenham atingido essa idade posteriormente.

Fonte: Sesp - PR
http://www.seguranca.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=50

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Importante! Atenção todos os candidatos! Cops/ UEL divulga data e horário do Teste de Aptidão Física (TAF).

Teste de Aptidão Fisica com datas e horarios divulgados.


O esperado edital de convocação para o TAF foi divulgado nesta quinta feira(12) pela Cops/Uel, organizadora do concurso, mais de 7 mil candidatos que pleiteiam os cargos de Soldado Policial Militar e Bombeiro irão ser submetidos pelas avaliações físicas entre os dias 30/31 de janeiro e 01/02 e 3 de fevereiro, para os Bombeiros os exames irão alem destas datas, pois os mesmos tem o Teste de Habilidades Especificas que será aplicado em 06 e 07 de fevereiro.
O candidato deve se ater completamente ao edital 679/2012 que convoca e instrui como proceder sob o atestado Médico necessário para a realização das provas.

Abaixo Link do edital 679/2012.
Todos os aprovados em espera estão felizes estado a fora, se mobilizando para aprimorarem seus treinamentos.
Cabe salientar que este é mais um passo dado rumo a POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ e todos nós aprovados em espera lograremos êxito em mais esta etapa, faremos por merecer.
Fonte: Aprovados em Espera e Cops/Uel

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Atenção todos os candidatos! Polícia Militar divulga datas de exames admissionais, dentre eles o esperado TAF.

Exames físicos de candidatos a PM começam no fim do mês de Janeiro.

A Seção de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar do Paraná divulgou as datas das próximas fases de seleção para os cargos de policial e bombeiro militar. Segundo o chefe da Seção de Recrutamento e Seleção da PM, primeiro-tenente Fábio Barros Nunes, muitos candidatos são convocados, mas devido à falta de atenção perdem prazos e a oportunidade de ingressar na polícia. No fim do mês, começam os exames físicos dos convocados.

Barros pede para todos os candidatos acompanharem as publicações de editais no site da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/Uel), www.cops.uel.br/concursos/88_policia_militar.

O processo garante a conclusão da seleção para preencher as 2 mil vagas para soldados policiais e 500 vagas para soldados bombeiros, conforme anunciou o governador do Estado, Beto Richa. O concurso foi lançado no final de 2009 e prorrogado em julho do ano passado pelo governador Beto Richa. O governo autorizou a convocação de 2 mil policiais militares, dos quais 275 já haviam passado pelas fases de exames e documentação.

Das 500 vagas para bombeiros, 39 foram preenchidas, e para policiais, das 2 mil vagas, 275 foram ocupadas. Para o preenchimento das 461 vagas para bombeiros, e 1.725 para policiais, serão chamados para testes 6.672 candidatos a policiais, e 1.784 candidatos a bombeiros. Barros explica que são chamados mais candidatos que o necessário, porque muitos deles reprovam na primeira fase, o teste físico, ou já ultrapassaram a idade mínima para ingresso na corporação (30 anos, conforme o edital 061/2009).

Os candidatos que se inscreveram nas vagas para afrodescendentes passam por subcomissão composta de cinco pessoas, que realizam entrevistas, a fim de confirmar a afrodescendência. Os candidatos a soldados policiais realizaram a entrevista nos dias 7, 8, e 9 de dezembro, e os candidatos a bombeiros serão avaliados na próxima quinta-feira (5). Cerca de 113 candidatos se inscreveram para ocupar essas vagas.

FÍSICO – Depois de finalizada a etapa das entrevistas, todos os candidatos listados nos editais 658/2011 e 666/2011 serão convocados para o exame de capacidade física (Ecafi), que deve ocorrer em 30 e 31 de janeiro, e em 1.º, 2 e 3 de fevereiro. Especialmente para os candidatos a bombeiros, as provas se estenderão aos dias 6 e 7 de fevereiro, para os testes de habilidades específicas, como subida no cabo, mergulho, natação e transposição em trave suspensa. As provas ocorrerão em todo o Estado, simultaneamente nos núcleos de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. O resultado do exame estará disponível a partir de 10 de fevereiro.

Ainda em fevereiro, os candidatos terão que preencher o Formulário de Dados Biográficos (FDB) da Pesquisa Social, que passará também por uma comissão que avaliará se o candidato não possui conduta que o contraindique para a função. No mesmo mês será feita a convocação para o exame de sanidade física e mental.

Em março e abril sairão os resultados dos testes acima e, em maio, será a solenidade de investidura e posse dos novos policiais e bombeiros militares.

Fonte:Site:Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP).
http://www.seguranca.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=4820&tit=Exames-fisicos-de-candidatos-a-PM-comecam-no-fim-do-mes