terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Comandante geral da PMPR promete mais policiamento ostensivo

Comandante geral da PMPR promete mais policiamento ostensivo

Ademar MarquesA criação do 2º Batalhão da Região Metropolitana fará com que o 17º Batalhão, que atualmente atende os 22 municípios da Grande Curitiba, tenha mais tempo e condições de atender a população de São José dos Pinhais, com mais estrutura e viabilidade para oferecer proteção ao cidadão no momento em que ele mais precisa de polícia nas ruas. A afirmação é do comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, ao falar sobre segurança pública e mais investimentos na área para combater a criminalidade.
“Ao implantarmos outro batalhão na Região Metropolitana de Curitiba, o 17º BPM deixará de se preocupar com a região Norte e, assim, dar mais atenção a São José dos Pinhais, que está na região Sul. Com isso, Colombo, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Quatro Barras e toda a região, não ficarão mais sob a responsabilidade do 17º, que irá atender, além de São José, somente os municípios como Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Agudos do Sul e Tijucas do Sul, e outros pequenos municípios. Com isso, sobrará mais tempo para o município sede da corporação”, explica Scheremeta.
Segundo ele, a reestruturação da PM impôs a divisão da região atendida pelo 17º BPM. “O município de São José dos Pinhais será uma área específica para o batalhão trabalhar. Com menos municípios para atender, certamente o 17º terá mais tempo para dedicar-se à segurança na sua área de atuação”, diz.  Sobre o efetivo da PM, o comandante ressalta que, por solicitação do governador Beto Richa, será feita a contratação de novos policiais. Porém, ele explica que esta não é uma medida em curto prazo. “Por enquanto, a medida em curto prazo será a intensificação das operações, com a readequação das escalas e procedimentos, colocando o policial mais próximo da população”, avalia o comandante.
A contratação de mais policiais levaria, no mínimo, seis meses para o concurso e mais nove para prepará-lo deixando-o apto a sair às ruas. Scheremeta explica que após este período o policial militar estará preparado para atuar junto da população. “Temos que ter policiais bem treinados, sem truculência e bem educados para tratar o povo com cordialidade, respeitando o cidadão nos seus direitos. Eu não admito homens despreparados e truculentos na corporação”, afirma.
Polícia Comunitária e prevenção
O policiamento comunitário será reforçado em toda a Região Metropolitana de Curitiba. Para o comandante, este tipo de trabalho nunca deixou de existir. “O próprio patrulhamento escolar é um trabalho comunitário, mas nós vamos intensificar esse mesmo trabalho na periferia da cidade, onde o policial passará a ser uma pessoa de confiança da população, alguém que a gente pode contar a qualquer hora, sem medo”, explica.
Para Scheremeta, a equipe policial deve trabalhar em cima da prevenção para evitar que o crime aconteça. “Com polícia na rua, temos como combater a criminalidade e ao mesmo tempo evitar que o delito ocorra”, diz o comandante. Se nós colocarmos 15 ou 20 policiais nas ruas, andando a pé, eles estarão fazendo prevenção. Porque se eu evitar que o crime aconteça, não preciso fazer repressão e a Polícia Militar poderá trabalhar com estatísticas. Para isso, estamos solicitando ao nosso governador a contratação de mais policiais para o Estado e, precisamente, para São José dos Pinhais.
De acordo com Scheremeta, a contratação dos novos policiais não será da noite para o dia. Ele explica que desde o momento em que o governador o autoriza a contratá-los ainda leva um tempo de aproximadamente seis meses para o processo de concurso público e mais nove meses de treinamento na Academia Militar. “Tenho 15 meses para preparar um policial e deixá-lo apto a exercer a função. Não posso colocar um profissional da segurança pública incapaz de atuar nas ruas e dar segurança ao cidadão”, afirma.
Área de perigo e blitz nas ruas
A partir da próxima semana, o comando geral da Polícia Militar estará determinando operações policiais nas principais áreas de risco no município de São José dos Pinhais. De acordo com o comandante, regiões como Jardim Ipê e Guatupê, além dos bairros Cidade Jardim, Boneca do Iguaçu e Grande Afonso Pena, encabeçam a lista da PM onde diversas operações contra o crime serão deflagradas. “Vamos fazer várias operações em bairros de São José dos Pinhais a partir desta semana, como fizemos na semana passada no centro e bairros da capital. O novo comando do 17º, que assumiu esta semana, coordenará as operações”, garante Scheremeta.
Sobre o tráfico de drogas, o comandante afirma que as rodovias federais (277, 376 e 116 – Contorno Leste) que passam pelo município favorecem a ação de traficantes. “A cidade foi privilegiada com o progresso, que trouxe as rodovias, mas também trouxe o tráfico e, sobre isso, seremos linha dura no combate”, diz Scheremeta.  Segundo ele, o serviço de inteligência da PM será intensificado nestas regiões.
Durante as operações, Scheremeta afirma que a PM será orientada a não tolerar a perturbação do sossego, onde muitos carros com som em alto volume nas ruas ou em lanchonetes e postos de gasolina causam transtornos à população. “Vamos atuar também em cima de alguns motociclistas que desfilam na cidade com o escapamento das suas motocicletas abertos, sem o silencioso, e que agem sempre próximos aos colégios e outros estabelecimentos. Algumas vezes, em carros e motos que agem dessa forma, o tráfico está por perto”, afirma.
Polícia nas ruas e ações integradas
“A operação com polícia nas ruas não é só uma iniciativa minha, mas sim do próprio governador Beto Richa, que exigiu a realização desse trabalho. Na medida em que colocamos a polícia na rua, a população, além de se sentir mais segura, ela também passa a confiar mais na sua polícia. Nós vamos resgatar a confiança do povo na polícia, é isso o que queremos”, afirma Scheremeta. Ele diz que quando o comando coloca os policiais nas ruas, dois problemas são resolvidos, o crime que deixará de ser praticado naquele local e a população passa a confiar mais no trabalho da PM. “Não podemos esconder o policial e isso, apesar de ser o meu estilo de trabalho, é uma determinação do nosso governador”, diz.
Para a realização de um trabalho de repressão à criminalidade, com operações diurnas e noturnas, no centro e bairros de São José dos Pinhais, Scheremeta garante que será uma atuação integrando as polícias Militar, Civil e Guarda Municipal. “Com a união dos esforços, vamos vencer o oponente. Trabalharemos com equipes táticas e de inteligência nas áreas de maior incidência de crimes e no trânsito vamos atuar em conjunto com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de São José dos Pinhais”, explica.
Quanto ao aumento do efetivo para o município, o comandante garante que o governador vai atender o seu pedido. “Já tivemos uma contratação recentemente, mas não foi o suficiente para atingirmos o patamar. Com a criação de um segundo batalhão para a Região Metropolitana, certamente vamos conseguir suprir a falta de policiais em São José dos Pinhais”.

Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), comandado pelo Polícia Militar em todo o Estado e aplicado em ensinamentos às crianças da rede municipal de ensino, será intensificado na Região Metropolitana, de acordo com o comandante. Porém, ele lamenta que as drogas cresceram ao ponto de tornar-se, também, um problema social. “Nós, da PM, combatemos o tráfico e drogas e através do Proerd ensinamos às crianças que este caminho das drogas é errado. Porém, acredito que outros poderes constituídos deveriam se preocupar com esse drama também. Mais pessoas da sociedade organizada deveriam entrar conosco nesta luta, prevenindo as crianças desse mal e evitando a sua propagação”, afirma.

Para o comandante, o combate às drogas começa em casa com os pais educando os filhos pequenos para evitar que eles se transformem em vítimas dos traficantes. Segundo ele, o Proerd é um começo maravilhoso, porém, tem que existir o acompanhamento. “Vamos combater com rigor o tráfico de drogas, com polícia nas ruas evitando os crimes e a violência contra a pessoa de bem, reprimindo a propagação do entorpecente em todas as camadas, já que o crack não escolhe a posição da pessoa, ele chegou à grande camada social e isso é um perigo”, alerta o comandante.

“O município de São José dos Pinhais, onde já atuei comandando o Batalhão Metropolitano, pode contar com a nossa Polícia Militar. Eu tenho um carinho muito grande por esta cidade e tenho certeza que vamos fazer muito para que a população são-joseense se sinta tranqüila vendo a polícia nas ruas”, finalizou o comandante.
Fonte,site,Jornal Metropole

http://www.metropolejornal.com.br/detalhes_noticias.php?codnoticia=1866

15 comentários:

  1. Oi gostaria de saber se os classificados no concurso abaixo dos 30 pontos terao suas questoes discursivas corrigidas
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Um amigo meu na primeira faze acertou 44 questoes e esqueceu de colocar titulo nas redaçoes e foi reprovado!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu acertei 26 questoes e fiz 44 pontos mas tambem esqueci de colocar titulo nas redaçoes sera que eu tambem serei reprovado...
    Me repondam por gentileza no e-mail force_diogo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. TO ME PREPARANDO PRO TESTE FISICO FAÇO APENAS 4 BARRAS NA MAO LIVRE E CORRO 2400 EM 13 MINUTOS TO QUASE BOM MAS AGORA TO PREOCUPADO COM AS QUESTOES DISCURSIVAS QUE SAO ELIMINATORIAS POR FAVOR ME ESCLAREÇAM ISSO TENTEI LIGAR NA UEL MAS NINGUEM ATENDE E ATE AGORA NINGUEM SABE ME INFORMAR...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. APARTIR DA SEMANA QUE VEM SERAO LIBERADAS MAIS 2 MIL VAGAS DE IMEDIATO DESSAS 500 PARA O BATALHAO DE FRONTEIRA ENTAO 6 MIL CANDIDATOS CLASSIFICADOS SERAO CONVOCADOS PARA O TESTE FISICO DOS 13 MIL E 400 QUE AINDA RESTAM
    SERA QUE TERA UMA LISTA GERAL PRA GENTE PODER SABER A NOSSA COLOCAÇAO NO CONCURSO...

    ResponderExcluir
  8. NOS SOMOS A "RAPA DO TACHO" MAS SEREMOS GRANDES POLICIAS RICOS EM HONESTIDADE E OSTENSIVIDADE PARA A GARANTIA DA SEGURANÇA DAS PESSOAS DE BEM!
    QUE DEUS NOS ABENÇOE E NOS CAPACITE COM MUITA HUMILDADE E GARRA PARA EXERCERMOS ESSA GLORIOSA PROFISSAO!!!
    DESEJO A TODOS OS CLASSIFICADOS QUE REALMENTE AMAM ESSA FARDA E A USARAO COM MUITA HONRA!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. JESUS NOSSO REI!!!
    REALIZE NOSSO SONHO DE INGRESSAR NESSA GRANDE FAMILIA MILITAR QUE EU TANTO ADMIRO APESAR DE FALHAS SOMOS SERES HUMANOS EM BUSCA DA FELICIDADE E DE UM FUTURO MELHOR...
    DESDE DE SEMPRE TE AGRADEÇO MEU SENHOR!!!
    VAMO COM TUDO VAMO COM FE E ESPERANÇA EM NOME DE JESUS!!!

    ResponderExcluir
  11. Admiro a vontade de todos para ingressar na PM, contudo mesmo sendo aprovados em concurso para ensino médio façam o ensino superior, pois mesmo o Estado não pagando um salário justo a população precisa de atendimento melhor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Celina, continue com toda essa garra, que vcs chegarão onde querem, não dê ouvidos à pessoas rancorosas, fracassadas e que não têm a força que vcs têm. Acredito na contratação de todos e tenha fé em Deus que tudo vai dar certo, e para os que falaram que vc quer entrar na PM para ficar atras de uma cadeira, deixe que fale, o importante é estar na gloriosa. Estou torcendo por vcs. bjao

    ResponderExcluir
  14. acertei 29 questões será que tenho chance?

    ResponderExcluir
  15. GOSTARIA DE SABER SE SAIRA NO COPS A CONVOCAÇÃO PARA AS NOVAS VAGAS NO QUADRO DA PMPR. POR FAVOR POSTEM AQUI TAMBÉM POIS OBSERVAMOS AS NOVIDADES REGULARMENTE. OBRIGADO.

    ResponderExcluir