sábado, 5 de março de 2011

Polícia Militar conclui instalação de comandos regionais em todo o Paraná

Polícia Militar conclui instalação de comandos regionais em todo o Paraná


A Polícia Militar do Paraná concluiu nesta semana o processo de instalação dos seis comandos regionais da polícia militar (CRPMs) distribuídos em todo o Paraná. Eles foram criados a partir do desmembramento dos antigos comandos do Policiamento do Interior (CPI) e Policiamento da Capital (CPC) que eram responsáveis pelo gerenciamento administrativo e operacional de todos os municípios do Paraná.
“Agora, cada uma destas regionais é responsável por um número menor de unidades da PM (companhias e batalhões) o que dá a elas autonomia e agilidade nos processos de decisão e, consequentemente, melhor atendimento à população atendida”, explica o Coronel Sérgio Filardo, que conduziu as instalações e, até então comandava o CPI. A partir de agora, Filardo fica responsável pela 6ª Regional da PM.
Antes da instalação, as CRPMs foram criadas por meio de decreto governamental oriundos das leis de Organização Básica da Polícia Militar (nº 16575) e de Fixação de Efetivo (nº 16576) criadas pelo governo do estado. A primeira previa a reorganização física da corporação criando novas unidades como batalhões e companhias (dependentes e independentes) em todo o estado.
Paralelamente a esta, a segunda elevou o número do efetivo previsto na polícia para 26.747 integrantes, entre oficiais e praças. Outra consequência destas leis foi a promoção de quase 400 oficiais da corporação que ocuparam o posto imediatamente superior ao que tinham antes; inclusive, em decorrência da abertura de novas vagas, a partir da criação destas novas unidades da PM, muitos passaram a ocupar funções novas.
CRPMs - Ao todo são seis comandos regionais: o 1° CRPM está localizado em Curitiba (antigo CPC), e comandado pelo Coronel Ademar Cunha Sobrinho é responsável pelas unidades da PM de Curitiba (12°, 13°, 20° batalhões – Capital; Batalhão de Polícia de Trânsito [BPTran], Regimento de Polícia Montada [RPMont], e Companhia Independente de Polícia de Guarda [CiaIndPGd] ).
A 6ª Regional da PM, comandada pelo Coronel Filardo, também fica sediada em Curitiba e é responsável pelos 9° e17° batalhões e pelo Batalhão de Polícia de Guarda [BPGd]. O 2° Comando Regional da PM, situado em Londrina, fica responsável pelos 2°, 5°, 10°, 15° e 18° batalhões e pelas 4ª, 6ª e 7ª Companhias Independentes de Polícia Militar. O comandante desta regional é o Coronel Luiz Carlos Menezes Deliberador.
Em Maringá, está o 3° Comando Regional da PM, comandado pelo Coronel Paulo Sérgio Larson Carstens. Estão subordinados a este comando os 4°, 7°, 8° e 11° batalhões, além da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar. Outro comando instalado recentemente é o 4° CRPM localizado em Ponta Grossa, o qual é responsável pelos 1° e 16° batalhões e 1ª, 2ª, 3ª e 8ª Companhias Independentes de Polícia Militar [CIAsIND]. O comandante desta regional é o Tenente-coronel Marco Aurélio Paredes Czerwonka.
O 5º Comando Regional da PM, localizado em Cascavel, e comandado pelo Coronel Celso Luiz Borges, é responsável 3º, 6º, 14º, 19º e 21º batalhões, além da Companhia de Polícia de Fronteira [CIPOFronFA – Força Alfa].
Além dos CRPMs, a reorganização da Polícia Militar criou a função de Subcomandante-Geral que hoje é exercida pelo Coronel Júlio Ozga Nóbrega. Ele é responsável pelo gerenciamento operacional de todos os CRPMs, além das unidades especializadas da PM, que são Batalhão de Polícia Rodoviária [BPRv], Batalhão de Polícia Ambiental [BPAmb], Batalhão de Operações Especiais [BOpE], Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária [BPEC] e o Grupamento Aéreo da PM [GRAER].

Fonte,Site,Polícia Militar do Paraná
http://www.policiamilitar.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3255 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário