quarta-feira, 17 de novembro de 2010

3ª Reunião Extraordinária do CNCG é iniciada em Curitiba e segue até sexta-feira

3ª Reunião Extraordinária do CNCG é iniciada em Curitiba

A 3ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM) do Brasil foi iniciada na manhã desta quarta-feira (17) com uma coletiva de imprensa concedida pelo Presidente do CNCG e Comandante da Polícia Militar de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo e pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná Coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.
Um dos principais assuntos abordados foi o planejamento para os eventos esportivos que serão sediados pelo Brasil nos próximos anos, como por exemplo a Copa do Mundo de 2014. O Coronel Camilo também destacou que o “foco do evento é a troca de experiências entre as polícias e bombeiros militares para aprimoramento constante das instituições”. Além disso, também foram destacados o policiamento comunitário, a padronização das atividades das corporações, e a possível criação de 12 centros de controle das atividades que estão sendo planejadas para a Copa do Mundo.
“Identificar os pontos fortes de cada Polícia e disseminá-los é uma prioridade neste evento, onde serão definidas estratégias para a segurança pública, feitas sugestões, inclusive na parte legislativa, visando sempre o bem estar do cidadão, além de buscar um crescimento para todas as polícias do país”, ressaltou o presidente do CNCG. Outros assuntos como a Comissão Interministerial de Combate aos Crimes e Infrações Ambientais, corregedorias para as Polícias Militares, entre outros também foram citados.
O Comandante-Geral da PMPR destacou que a instituição militar do Paraná tem sido exemplo para outros estados no que diz respeito às questões operacionais e também de ensino. “Assim tem sido com as atividades do cotidiano, com o policiamento comunitário desde a origem, relacionamento da polícia com a imprensa, com a comunidade e órgãos de defesa social, entre outros”, disse.
“Buscamos a integração com todos os setores da sociedade para fazermos uma segurança pública cada vez melhor e mais voltada ao cidadão paranaense”, completa. Uma das ações comuns hoje das polícias militares do Brasil, de acordo com o Coronel Rodrigo, é a busca pelo aperfeiçoamento e capacitação dos policiais. “O preparo é continuo e esperamos que este encontro promova uma larga troca de experiências para fazermos o enfrentamento da criminalidade”, enfatiza Rodrigo.
Participam 27 comandantes-gerais ou representantes das Polícias Militares e 27 comandantes dos bombeiros militares de todo o Brasil. O evento foi aberto às 9h da manhã pelo governador Orlando Pessuti, o qual anunciou a criação do 6º Comando Regional da Polícia Militar, que terá sede em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Em seguida o presidente do CNCG, Coronel Camilo, fez a abertura oficial do evento com palavras de boas vindas. Também falou durante a abertura o Desembargador do Tribunal de Justiça do estado do Paraná João Koptowiski, o qual versou sobre a importância desta integração entre as polícias militares e bombeiros militares do país, o Secretário da Segurança Pública do Paraná Coronel Aramis Linhares Serpa e o Coronel Rodrigo.
Estão previstas diversas palestras com grandes nomes da Segurança Pública no Brasil, os quais colocarão em discussão assuntos pertinentes as Polícias Militares e Corpos de Bombeiros do Brasil, para que na sexta-feira (19) seja escrita a Carta de Curitiba do CNCG. Nesta quarta-feira (17) os eventos estão previstos das 9h às 20h30 e quinta-feira (18) das 8h às 20h; já no último dia (19), as atividades devem ocorrer das 9h às 12h.
CNCG - Trata-se de um órgão colegiado, sem fins lucrativos, de caráter permanente. A sede do Conselho fica na capital do Estado de seu presidente eleito. Atualmente o CNCG é presidido pelo comandante da Polícia Militar de São Paulo, coronel Alvaro Batista Camilo, e o comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens é o presidente regional Sul do CNCG.

Reunidos em assembléia, em 12 de fevereiro de 1993, na cidade de Belo Horizonte (MG), os comandantes-gerais das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares do Brasil, decidiram instituir o Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM).
O CNCG-PM/CBM apresenta, entre outras finalidades, a de participar da formulação, acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes nacionais relacionadas com a segurança pública, propondo medidas e colaborando na sua implantação; acompanhar, em articulação com os órgãos competentes, a implementação da política nacional de segurança pública e contribuir para a correspondente formulação de ações regionais.
O Conselho também promove e intensifica a aproximação entre as instituições militares estaduais, visando à integração de esforços no sentido do exercício de sua representatividade político-jurídica; e promove intercâmbio com organizações nacionais e internacionais, objetivando ao aprimoramento técnico-científico das atividades policiais militares e de bombeiros militares.


Fonte,Site,Polícia Militar Paraná
http://www.policiamilitar.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2518

Nenhum comentário:

Postar um comentário