domingo, 21 de novembro de 2010

Entidades militares organizam pauta de prioridades para defesa no Congresso Nacional

Entidades militares organizam pauta de prioridades para defesa no Congresso Nacional

Assuntos de interesse das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, a serem defendidos no Congresso Nacional, foram abordados nesta sexta-feira (19), na reunião do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Policias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG – PM/CBM), realizado em Curitiba. As questões, expostas pelo Presidente da AmeBrasil, o Coronel da Resarva da PM do Paraná, Abelmídio de Sá Ribas, têm a finalidade de estabelecer uma pauta conjunta e integrada entre todas as entidades de representação nacional dos militares estaduais brasileiros.
Em um primeiro momento, a pauta de temas estratégicos foi abordada em Florianópolis, em junho deste ano, quando representantes do CNCG, da Associação dos Oficiais Militares Estaduais Brasileiros (AmeBrasil) e da Federação Nacional de Entidades de Militares Estaduais (Feneme) encontraram-se para definir as questões de interesse da Segurança Pública.
De acordo com o Presidente do CNCG e Comandante-Geral da Polícia Militar de São Paulo, Coronel Álvaro Camilo, as ações da AmeBrasil são voltadas para a área do policial em si, quanto a sua dignidade, e em relação aos benefícios do policial e do bombeiro. Já a Feneme, como informou, trata dos aspectos ligados às instituições de policiais militares como uma forma de trabalhar em projeção nacional, junto ao Congresso, com a parte política.
O Coronel Sá Ribas informou que já havia ocorrido uma segunda reunião, em São Paulo, em que foi discutida, analisada e estabelecida a pauta, elencando todos os temas que são considerados de interesse, não só das instituições, mas das associações também militares, e até mesmo dos próprios militares estaduais como pessoas físicas, titulares de direitos. Segundo o Coronel Camilo isso ajuda na melhoria da segurança pública para garantir qualidade de vida ao cidadão.
A partir da discussão elencada no CNCG, ficaram estabelecidas as pretensões para o desdobramento da pauta, já com as definições dos temas que devem ser prioritariamente tratados especificamente pelas entidades, englobando todos os assuntos de interesse. De acordo com o Coronel Sá Ribas, a pauta reflete na organização, de forma que não haja sobreposição de esforços de cada entidade no trabalho. “As atividades vão estar em sintonia com as finalidades estatutárias de cada entidade”, ressalta.
Entre os assuntos da pauta está a elaboração de termos circunstanciados sobre o exercício do ciclo completo de polícia pelas Polícias Militares brasileiras. “Este é um tema de natureza estritamente institucional, portanto, é uma questão que precisaria ser priorizada pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, já que o termo circunstanciado é feito pelos militares estaduais brasileiros. Esse é um dever funcional de quem só está investido na função pública relacionada com a Segurança Pública”, afirma o Coronel Sá Ribas.
Com sua elaboração, ficam definidos os assuntos, os grupos de assuntos e de temas priorizados por cada entidade. “Isto vai fazer com que possamos desenvolver mais trabalhos em menos tempo, sem sobreposição de esforços", conclui o Coronel Sá Ribas.
Na mesma linha, o Coronel Camilo disse que as polícias, juntas, podem trabalhar por melhores benefícios, por mais dignidade e melhores condições para os policiais. “Isso ainda é muito diverso no Brasil, pois temos estados que investem bastante em polícia, na segurança e no próprio policial e tem estados que investem pouco”, disse. Estar em sintonia com os outros estados também é prioridade, já que segundo o Coronel Camilo, a marginalidade não tem fronteira.

Fonte,Site,Polícia Militar Paraná

http://www.policiamilitar.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2539

Nenhum comentário:

Postar um comentário