segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Aumento no policiamento diminui índices de criminalidade no Estado

Aumento no policiamento diminui índices de criminalidade

Os principais indicadores da criminalidade do Paraná continuam registrando queda no terceiro trimestre de 2010, em comparação com igual período de 2009, como verificado no trimestre anterior. Os números do relatório da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape), da Secretaria da Segurança Pública, disponíveis no site www.seguranca.pr.gov.br, mostram que, em relação ao mesmo período do ano passado, a queda no número de homicídios foi de 8,55% (naquele trimestre foram registrados 760 mortes).
Em relação ao segundo trimestre desde ano, a queda foi de 12% (794 no segundo trimestre de 2010 contra 695 no terceiro). Na Região Metropolitana de Curitiba o número de homicídios caiu de 233 (terceiro trimestre de 2009) para 169, entre junho e setembro deste ano, queda de 27,47%.
Os crimes contra o patrimônio – furtos, roubos, estelionato, dano, apropriação indébita e outros delitos - que registram quedas seguidas nos últimos dois trimestres, apresentaram redução de 4,04% em relação ao terceiro trimestre de 2009. Nos dois primeiros trimestres de 2010, esse índice havia apresentado queda de 5,76% e de 6,94%.
POLICIAMENTO – O secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, diz que a Secretaria intensificou o policiamento em todo o Paraná, aumentou o número de operações especiais. “Procuramos fazer o combate mais efetivo à criminalidade, convocamos o comandante geral da Polícia Militar e o delegado-geral da Polícia Civil, para que eles motivassem os policiais, colocassem todo o efetivo na rua e isso ocorreu”, diz Serpa.
A presença dos policiais nas ruas e no enfrentamento ao crime, explica o secretário, pode ser percebida. “Eles estão fazendo seu trabalho com dedicação, com esmero, como ocorreu no fim de semana passado, em Paranavaí, que uma jovem de 17 anos foi libertada do cativeiro em que era mantida durante sete dias e os sequestradores foram presos, graças ao trabalho incansável do Grupo Tigre (Tático Interado de Grupos de Repressão Especial). E isso sem ter dado um único tiro”.
O coronel avalia, também, que os policiais trabalham com vontade, para dar a resposta que a população pede. “Conseguimos diminuir, mês a mês, os crimes mais violentos como roubos, furtos e homicídio. Isso mostra que temos dado tranquilidade para as pessoas e devolvido a sensação de segurança para população”.
AÇÕES - Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, alguns fatores que podem estar contribuindo para a queda dos principais indicadores da criminalidade são a maior visibilidade da polícia em pontos e horários críticos e o maior número de abordagens. “Outras ações são o aumento das abordagens, que desarmam suspeitos e os prendem, e também o cumprimento de mandados de prisão, em trabalho conjunto com a Polícia Civil”, descreve o comandante.
O coronel Rodrigo destaca, ainda, o trabalho da Polícia Civil. “Nesses indicadores também repercute a investigação, por parte da nossa polícia judiciária, dos homicídios, culminando com a prisão dos autores desses crimes”. Ele aponta também que é importante dar seguimento a essas análises estatísticas. “É prudente continuar analisando como está o gráfico da criminalidade e se manterá a tendência de queda”.
INTEGRAÇÃO - O delegado-chefe da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto, comenta que os resultados são fruto direto do trabalho das polícias do Paraná e da integração com a Polícia Federal. “Temos feito grandes apreensões de drogas, o que reflete diretamente na criminalidade, uma vez que os homicídios e outros crimes têm relação direta com o tráfico, e essa maior integração entre as polícias que atuam no Paraná tem permitido a realização de operações conjuntas com grande êxito”.
O delegado cita como exemplo a Operação Tocaia, realizada em 22 de outubro, coordenada pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e Delegacia da Polícia Federal, em Foz do Iguaçu, com o apoio da Força Nacional de Segurança. Nessa operação foram presas 26 pessoas a apreendidas 11 toneladas de drogas, que seriam distribuídas para os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. “Esse trabalho integrado funciona muito bem e com ele obtemos grande êxito”.
Fonte,site, Agência Estadual de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário