terça-feira, 9 de novembro de 2010

Representantes da Segurança Pública do Paraná participam de conferência internacional, em Israel

Representantes da Segurança Pública do Paraná participam de conferência internacional


O Secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná Coronel Aramis Linhares Serpa, acompanhado pelo Comandante-Geral da PM Coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens e pelo Delegado-Geral da Polícia Civil Jorge Azôr Pinto, participou da “The 1 ST Israel HLS – International Conference”, realizada em Tel Aviv, capital de Israel (país do Oriente médio), entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro. O secretário Serpa foi escolhido para ser palestrante em um painel denominado “The Security Challengs Brasil 2011, 2014 & 2016”.
Várias representações de instituições públicas e de empresas voltadas ao desenvolvimento tecnológico do país foram convidadas pela embaixada israelense para participar da conferência internacional . Na organização deste evento, um painel foi dedicado à apresentação de experiências brasileiras, principalmente no que diz respeito ao combate da criminalidade, e à exposição do planejamento e das perspectivas do Brasil diante da Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, que ocorrerão nos próximos anos no Brasil.
“Israel é uma referência mundial em tecnologia de segurança, e conhecê-lo é uma experiência muito proveitosa para o Brasil se preparar para a Copa de 2014. Além disso, nosso país precisa se conscientizar da necessidade de investir mais em segurança, e exemplos são bem vindos”, disse o Secretário Serpa. O secretário foi escolhido para fazer uma exposição, dentro do painel, sobre as ações que estão sendo planejadas para os eventos vindouros, e aproveitou para relatar algumas que já estão em desenvolvimento no Paraná.
“Me pronunciei a respeito dos desafios da Segurança Pública nos próximos anos, principalmente com a proximidade dos eventos esportivos, além de falar sobre o enfrentamento e o controle do trafico de drogas, que está na origem dos crimes mais violentos contra a pessoa e o patrimônio”, contou. Segundo Serpa, o consumo de drogas é uma questão muito comum em todo o mundo.
“Todos os países têm esse problema e falei da necessidade de fazer o enfrentamento em três grandes frentes: medidas repressivas, preventivas e cooperativas. Fazemos isso no Brasil atualmente, e também contei da dificuldade de repressão, com o tamanho da fronteira que possuímos, mas principalmente que temos resultados positivos de trabalhos realizados em conjunto”, disse.
Para o Comandante-Geral, Coronel Rodrigo, o tempo destinado ao secretário para explanação foi razoável, sendo possível a ele expor e contextualizar o Brasil até chegar ao Paraná. “Ele pode realizar uma apresentação, mostrando a geografia do estado como um todo, não somente com foco no combate ao crime, mas também já pensando nos eventos dos próximos anos, os quais serão sediados pelo Brasil”, relatou.
“Ele destacou que há uma comissão estudando e planejando os eventos esportivos, tudo para trazer a melhor segurança possível para os cidadãos”, completa. Mas, uma conclusão importante em relação ao evento, de acordo com o Delegado-Geral Jorge Azôr Pinto, é a de que “o policiamento comunitário é uma tendência mundial, é o caminho que está sendo seguido por todos, ou quase todos que pensam a segurança pública”. Segundo ele, as explanações feitas por diferentes representantes da área, de diversos países, levaram a esta observação.
Os participantes paranaenses também relataram que realizaram uma visita profissional, como parte das atividades, ao Bem-Gurion Airport (aeroporto de Tel aviv) para conhecer a tecnologia de segurança lá empregada. “Israel investe muito em tecnologia e controle de embarques, desembarques e bagagens”, frisa Serpa. “Este aeroporto internacional é considerado um dos mais rigorosos em questão de segurança, tanto de entrada quanto de saída de passageiros”, completou o Coronel Rodrigo.
De acordo com Azôr, o Paraná também segue, em termos, alguns modelos adotados pelos sistemas de segurança pública internacionais. “É lógico que Israel tem muito mais tecnologia que nós, até mesmo pelas características do país, porém, o Paraná conta, por exemplo, com o Geoprocessamento-Mapa do Crime – um sistema de monitoramento que também possui tecnologia; outro exemplo é nossa preocupação em aplicar o policiamento comunitário, e lá eles usam uma tecnologia denominada “Cidade segura”, que também utiliza esta linha de segurança”, destaca.
O Coronel Rodrigo também lembrou que além da participação do secretário no painel, a participação foi proveitosa para os paranaenses em outros aspectos. ”Tivemos a oportunidade de assistir a outras exposições e experiências de outros países, conhecer tecnologias de integração, de comunicação, de banco de dados, de gerenciamento de centrais de operações, além de tecnologias voltadas a campo de plataformas de Veículos Aéreos Não Tripulados [VANTs]”, enumera ele.
“Também conhecemos empresas israelenses, que tem parcerias brasileiras, o que facilitará a apresentação de projetos que podem ser adequados à necessidade da policia paranaense; uma experiência ímpar”, ressalta.
ISRAEL 1 ST HLS - O evento reúne os maiores especialistas na área de segurança pública, com foco na discussão de temas como “Cidades Seguras”, “Segurança de Aeroportos”, “Grandes Eventos”, “Centros de Comando e Controle” “Situações de Emergência e Contraterrorismo”, “Gestão de Crises” e “Cidades Inteligentes”.
O convite ao Secretário Serpa e demais paranaenses participantes foi feito pelo Governo Israelense, por meio da embaixada daquele país no Brasil, e por ser o Paraná, um dos estados a sediar grandes eventos esportivos nos próximos anos, além de apresentar alguns programas de segurança pública que tem dado certo e apresentado resultados significativos.
Os paranaenses participaram do evento juntamente com especialistas da área e chefes de polícia de diversos estados e países como do Tenesse e Nova York (E.U.A), da Thailândia, de Israel, da Índia, da Itália e outros, além de chefes de segurança pública e comandantes de polícia brasileiros como da Bahia e Rio Grande do Norte.

Fonte,Site,Polícia Militar Paraná
http://www.policiamilitar.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2452

Nenhum comentário:

Postar um comentário